Hiperpigmentação corporal: saiba como cuidar das marcas escurecidas em áreas íntimas e sensíveis.

O rosto costuma ser o protagonista da rotina da maioria dos apaixonados por cuidados com a pele. É nessa área que, possivelmente, você gasta mais tempo e energia em cada passo do skincare. Mas o que não podemos esquecer é que a pele do corpo pode ter problemas similares aos do rosto, e a hiperpigmentação em áreas sensíveis é um deles.

Uma das queixas mais comuns quando se fala de pele do corpo é a do escurecimento de áreas intimas e sensíveis. Geralmente essas marcas escurecidas aparecem com o tempo em áreas como axilas, virilha e parte interna das coxas, joelhos e cotovelos – áreas que têm em comum o atrito constante com roupas, depilação com cera e lâminas de barbear.

Esse desconforto estético no corpo acaba incomodando, comprometendo a autoestima e até mesmo limitando opções na hora de escolher uma roupa ou biquíni. Se as marcas escurecidas são uma queixa para você, nós estamos aqui pra te ajudar a entender o que pode estar deixando o tom da sua pele irregular e quais são os cuidados ideais para uniformizar as áreas sensíveis sem irritar.

Por que essas marcas escurecidas aparecem?

Independente da parte do corpo, o tom escurecido dessas áreas sensíveis surge por motivos bem parecidos: o atrito causado por tecidos, depilações com cera ou lâminas e fricção. Joelhos e cotovelos, por exemplo, são articulações muito expostas que estão sujeitas ao atrito constante com as roupas. Já as axilas, virilhas, região perianal e perivaginal podem ganhar essas marcas escuras após os pequenos traumas que a depilação e o uso de roupas íntimas apertadas deixam na pele.

Essas áreas já são delicadas por natureza, por isso, mesmo as ações inofensivas do dia a dia acabam agredindo a barreira protetora da pele de alguma forma. Esse tipo de agressão é interpretada como uma ameaça para a cútis que, por sua vez, reage com a superprodução de melanina para se proteger. Outros fatores como alergias, exposição ao sol sem fotoproteção, assaduras ou infecções também podem agredir a pele e causar as temidas marcas escuras.

Como evitar a hiperpigmentação de áreas sensíveis?

O primeiro passo é entender o que pode estar piorando a hiperpigmentação: Hábitos como depilação com lâminas ou cera, usar roupas muito apertadas e o uso de cosméticos inadequados podem estar irritando a pele e contribuindo ainda mais para um tom irregular.

Rotina clareadora para o corpo

Outra etapa importante é ter uma rotina de cuidados que ajude a suavizar o tom irregular e a impedir que novas marcas escurecidas se formem. De maneira geral, tratamentos clareadores envolvem algum nível de uso de ácidos para estimular a renovação celular, e quando falamos de áreas sensíveis a atenção deve ser redobrada para encontrar um tratamento que seja eficaz, sem irritar, e que aja nos gatilhos específicos que levam à essas marcas. Por isso, não esqueça de sempre consultar e seguir as orientações de um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para encontrar a rotina perfeita, com os produtos ideais para a sua pele.

Se você já é familiarizado com o tratamento para hiperpigmentação, sabe a importância de ter bons aliados para tratar as marcas escuras da pele, é aí que entra o Pigmentbio Sensitive Areas.

O Pigmentbio Sensitive Areas é um cuidado clareador desenvolvido pela BIODERMA especificamente para tratar a hiperpigmentação de partes sensíveis e íntimas do corpo, proporcionando a aliança perfeita entre tolerância e eficácia, sendo extremamente seguro para áreas externas íntimas. Testado e aprovado sob controle dermatológico e ginecológico, esse cuidado uniformiza, hidrata e acalma áreas íntimas e sensíveis.

Pigmentbio Sensitive Areas 75ml

Clareador corporal específico para as marcas escurecidas em áreas íntimas e sensíveis. Nas áreas íntimas, o uso só deve ser feito nas mucosas ...

Conheça os principais benefícios de Pigmentbio Sensitive Areas

• Ativos clareadores eficazes e seguros: formulado com a associação patenteada dos ativos azelato de lisina, andrographolide e glabridina, potentes clareadores com eficácia dermatologicamente comprovada para uniformizar e prevenir novas marcas.
  • Hidratação e ação calmante garantidas para áreas sensíveis: Pigmentbio Sensitive Areas age diretamente nos gatilhos que formam as marcas corporais – diferente do rosto, as áreas de atrito pedem um reforço para acalmar a pele e reduzir as reações que podem causar hiperpigmentação. O extrato de Laminaria Orcholeuca somado à glicerina e triglicerídeos suaviza e hidrata as regiões em constante atrito, garantindo um tratamento de alta tolerância e segurança, que ajuda inclusive na prevenção das marcas quando usado logo após a depilação.
  • Ilumina e uniformiza a pele com resultados duradouros: Os resultados são visíveis a partir de 4 semanas, com uso 2 vezes ao dia. Pele 75% mais uniforme, 80% suavizada e 95% mais hidratada.
  • Textura não oleosa e rápida absorção: o toque leve, não pegajoso e refrescante de Pigmentbio Sensitive Areas pode ser usado diretamente após a depilação ou barbear, e nas axilas, 1 minuto antes do uso do desodorante.

Para uma rotina clareadora completa, limpe a pele com Pigmentbio Foaming Cream, um gel de limpeza diário para rosto e corpo que ilumina e ajuda a suavizar a hiperpigmentação através de uma microesfoliação. Em seguida, aplique Pigmentbio Sensitive Areas nas marcas escurecidas do seu corpo (axilas, virilhas, áreas íntimas externas e áreas de atrito) duas vezes ao dia.

Agora que você já sabe mais sobre a rotina e os cuidados para pele com marcas, que tal se cadastrar no Clube NAOS para comprar e ganhar pontos? Clique aqui!