Uncategorized

Pele sensível: Tudo sobre causas e como cuidar

BIODERMA | Tudo sobre pele sensívelConhecer sua pele é o primeiro passo para fazer escolhas que respeitem a sua sensibilidade. A BIODERMA está há mais de 25 anos nessa missão, oferecendo respeito e cuidado às peles sensíveis.  

A pele sensível e intolerante é mais reativa do que a pele normal, sendo propensa a sensação de ardor, irritação, vermelhidão e coceira, geralmente de forma intermitente – vai e vem. Pessoas com pele sensível sentem sintomas desconfortáveis no que podem ser desencadeados por diversos fatores.

Antes de tudo, cadastre-se no Clube Naos, são muitas vantagens para você. Sempre receba sua dose de conteúdo seguro de verdade sobre Skincare. Clique aqui.

Os principais gatilhos da sensibilidade são:

  • Físicos: radiação solar, clima excessivamente quente ou frio, vento, variações de temperatura, atrito, uso prolongado de máscaras faciais etc.
  • Psicológicos: estresse e emocional (alô, pandemia que mexeu com todas as emoções).
  • Fatores internos: comida muito condimentada, como pimenta, canela, etc.
  • Hormonais: ciclo menstrual, alterações hormonais.
  • Produtos químicos: cosméticos, sabão, produtos para fazer a barba e ingredientes polêmicos (vamos falar vários deles ainda!).

O aumento na incidência da pele sensível

De um tempo para cá, a incidência de pele sensível ao redor do mundo vem aumentando exponencialmente, como já falamos nesse artigo: Será que estamos ficando com a pele mais sensível? Saiba mais sobre essa condição. Recomendamos muito a leitura desse artigo para você entender mais ainda sobre as diferenças entre pele sensibilizada, sensível e outras condições de pele como a rosácea.

Mas afinal, por que os dermatologistas têm recebido tantos pacientes buscando tratar a sensibilidade da pele? A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Lilia Guadanhim (CRM-SP 133850) falou com a BIODERMA sobre essa condição, afirmando:

“Um dos principais gatilhos para ocorrência de pele sensível é o uso frequente de cosméticos e algumas maquiagens com ingredientes que irritam e enfraquecem a barreira protetora da pele”

– Dra. Lilia Guadanhim (CRM-SP 133850).

Entenda mais sobre a barreira protetora da pele

Nossa pele possui uma barreira protetora natural, que precisa estar íntegra e fortalecida para resistir à penetração de agentes irritantes (como a própria poluição) e evitar a evaporação excessiva da hidratação interna da pele.

Para visualizar a função de barreira da pele, a epiderme é frequentemente comparada a uma parede de tijolos. As células da pele representam os diferentes tijolos e é necessário que haja lipídios (fatores de hidratação) suficientes para formar o cimento que os mantém unidos. Finalmente, o microbioma da pele (todos os microrganismos que estão naturalmente presentes na pele) também faz parte dessa barreira natural, e ajuda a mantê-la em um estado saudável, com pH entre 4 e 6.

Sendo assim, merece ser tratada com respeito, sem produtos químicos que causem seu desequilíbrio e enfraquecimento.

Desde o nascimento e ao longo de nossa vida, a pele é nossa primeira linha de defesa, protegendo-nos contra ameaças potenciais, que são inúmeras. A cada dia, a nossa pele, em particular a do rosto, acumula todo tipo de sujeira: poluição, maquiagem e outras impurezas, como o suor. A pele possui seus sistemas de proteção biológica contra esses agressores, mas devido à superexposição que vivemos, nossa barreira natural pode se tornar fragilizada e incapaz de combater todos esses poluentes. Hoje, o ecossistema da pele tem muito mais dificuldade em manter seu equilíbrio natural.

Rotina para pele sensível: como podemos ajudar a pele sensível a manter seu equilíbrio

No artigo “A higiene é o primeiro passo para respeitar a pele sensível”, falamos como essa etapa é fundamental para evitar o acúmulo de maquiagem, poluição e impurezas produzidas pelo próprio corpo.

Existem muitos tipos de produtos de higiene da pele, como sabonetes, géis de limpeza, óleos  ou águas micelares. Para escolher uma boa higiene que respeite sua pele, vale a pena prestar atenção à sua composição:

  • Certifique-se de que é formulada com pH semelhante ao da pele (pH entre 4 e 6)
  • Qual o tensoativo (agente de limpeza) utilizado – (a tecnologia micelar é um exemplo de higiene com tensoativo suave e calmante);
  • É formulada com um mínimo de ingredientes, todos na dose ideal;
  • Não ter perfume;
  • Sem corante;
  • Sem álcool.

Acima de tudo, é fundamental procurar sempre um dermatologista para indicar o melhor para sua pele. Escute e sinta sua pele, se você sentir uma dessas sensações de irritação, procure um profissional adequado, de preferência associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

25 anos respeitando sua pele

A BIODERMA criou a tecnologia micelar há mais de 25 anos na França, com a missão de oferecer um agente de limpeza capaz de purificar e respeitar a pele sensível. Hoje, essa expertise está presente em um leque de produtos e soluções que garantem limpeza eficiente e respeito à, sua barreira de proteção natural.

Sensibio Gel Moussant, primeiro passo para uma higiene que oferece #respeito à pele sensivel

Sensibio Gel Moussant limpa suavemente a pele, mesmo as mais sensíveis, podendo ser usado (e tolerado) inclusive o contorno dos olhos. Graças à tecnologia micelar e à sua exclusiva patente DAF™., a pele sensível fica perfeitamente limpa e menos reativa, mais protegida contra poluição, alérgenos e fatores de agressão. Enriquecido com Coco Glucoside para uma hidratação poderosa.

Testado em laboratório, aumenta a hidratação em até 77% ao mesmo tempo que garante tolerância à pele e aos olhos em até 100%. A tolerância da pele sensível é reforçada e a hidratação aumentada. Sem sabão. Sem perfume. Sem álcool. Muito boa tolerância para pele e olhos. Não provoca acne. Ou seja, a melhor opção para quem se preocupa de verdade com a pele sensível.

Produtos Relacionados

SENSIBIO GEL MOUSSANT TUBO 100ML

Gel de limpeza micelar, calmante e hidratante. Com enxágue.

Comprar

Sensibio H2O, a água micelar calmante para peles sensíveis

Com sua fórmula de alta tolerância, Sensibio H2O respeita a barreira natural da pele e protege seu ecossistema graças a um único agente de limpeza – a micela – que é ao mesmo tempo suave e eficaz, capaz de remover até 99% das partículas de maquiagem e poluição.

Sua fórmula sem enxágue foi desenvolvida com ativos capazes de acalmar a pele em 97% desde a 1ª aplicação e água altamente purificada, que eliminar qualquer risco de contaminação bacteriana.

Com alta tolerância para rosto e olhos, Sensibio H2O possui 0% de álcool, parabenos, perfumes ou corantes, além de pH 5,5 que respeita o equilíbrio da pele.

Produtos Relacionados

SENSIBIO H2O ÁGUA MICELAR 250ML

Água micelar calmante. A pele limpa e pura, livre de maquiagem e poluição. Higiene diária, sem enxágue.

Comprar

Agora que você conhece os primeiros passos para respeitar a pele sensível, aproveite para comprar os produtos BIODERMA com oportunidade de pontuar em cada compra. Quem acumula pontos pode trocar por produtos de graça. Faça seu cadastro e aproveite!

Quer receber conteúdo seguro e divertido sobre skincare?

Leave a Reply