Uncategorized

O que o ácido glicólico pode fazer pela sua pele?

By 03/01/2021 março 11th, 2021 No Comments

É possível unir o tratamento anti-idade aos cuidados com a pele oleosa e acneica? A Dra. Silvia Zimbres, dermatologista, explica tudo para a BIODERMA.

Entenda como este alfa hidroxiácido pode ajudar a clarear, renovar, trazer brilho e luminosidade com benefícios extras para as peles oleosas e acneicas.

Queridinho dos dermatologistas e beauty experts, o ácido glicólico tem uma história antiga no mundo dos cuidados com a pele. Ele está nas presente em muitas formulações e produtos para a pele, mas como saber qual produto é certo para você?  .

Se você chegou até aqui querendo conhecer mais sobre o ácido glicólico, nós te contamos tudo o que você precisa saber para ter um novo melhor amigo na sua rotina de skincare.

Antes de tudo, cadastre-se no Clube Naos, são muitas vantagens para você. Sempre receba sua dose de conteúdo seguro de verdade sobre Skincare. Clique aqui.

Mas o que é ácido glicólico?

O ácido glicólico faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs) e é um derivado da cana de açúcar. Ele se junta aos ácidos cítrico e mandélico (outros ativos que talvez você já conheça) nessa categoria.

Quimicamente falando, ele possui uma vantagem muito particular: moléculas menores que permitem a absorção mais rápida na pele. Isso proporciona resultados mais eficazes do que os outros AHAs.

Como ele vai agir na minha pele?

De longe, o principal benefício do ácido glicólico é sua ação anti-idade. Ele acelera a renovação acelerar a renovação celular, ou seja, ele ajuda a eliminar as células mortas da pele e revelar as camadas mais novas e mais brilhantes por baixo, agindo no estrato córneo (a camada mais externa da pele). Esse processo de renovação celular é um grande aliado para quem procura uma pele renovada, mais clara e livre de manchas e marcas.

De acordo com a Dra. Silvia Zimbres, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

“O ácido glicólico normaliza o processo de queratinização, acelera o processo de renovação celular, diminui a irregularidade na pigmentação e estimula os fibroblastos a produzirem colágeno”

– Dra. Silvia Zimbres, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Ou seja, pele mais jovem, mais clara, mais iluminada, viçosa e firme.

Outro benefício importante do ácido glicólico é na redução das marcas do envelhecimento na pele.  Ele estimula a produção de colágeno, aumenta a produção de ácido hialurônico e na proliferação de fibroblastos.

E por que ele é tão bom para as peles oleosas e acneicas?

O Ácido glicólico tem ação antibiótica e num pH próximo de 3,8, ele tem ação bactericida máxima. Desta forma, ele ajuda a regular a oleosidade e a ajuda a prevenir a acne – além da sua ação anti-idade. Ou seja, ele é um ativo anti-idade perfeito para peles oleosas e acneicas. Outra vantagem do ácido glicólico é que o seu potencial de irritação é muito menor que o de outros ácidos usados no tratamento da acne (como o peróxido de benzoíla), isso o torna uma ótima opção para peles oleosas e sensíveis.

Resumindo os principais benefícios do Ácido Glicólico:

  • Devolver o viço da pele: a ação renovadora do ativo deixa a pele mais viçosa e com uma luminosidade natural. Estimula colágeno e hidrata a pele.
  • Suavizar manchas e uniformizar a textura: resultado do processo de renovação celular, esse ácido ajuda a minimizar as manchas, a aparência dos poros dilatados e as marquinhas deixadas pela acne.
  • Controlar a oleosidade: a ação bactericida do ácido glicólico ajuda a garantir poros livres do excesso de sebo, isso contribui para uma pele com menos imperfeições de acne.

Todo mundo pode usar?

A Dra. Silvia explica que ele pode ser usado por praticamente todos os tipos de pele. “Exceto talvez pelas pessoas com pele muito reativa. Pode ser um ótimo substituto dos retinóides (para quem tem intolerância), por ser bem menos irritante, e também pode ser indicado na acne da mulher adulta e gestantes” acrescenta.

Como posso introduzir o ácido glicólico na minha rotina de skincare?

Por ser um ativo muito versátil, o ácido glicólico faz parte da composição de diferentes produtos de cuidados com a pele, como géis, cremes e séruns… Esse é o caso do novo Sébium Peel Night da BIODERMA, um sérum renovador anti-idade para peles oleosas e acneicas.

Este lançamento entra na rotina noturna do skincare, como o nome sugere. Ele possui uma fórmula que equilibra a eficácia do ácido glicólico e da Patente Fluidactiv®, a mesma da linha Sébium (que ajuda a previnir o aparecimento e a formação da acne), com a alta tolerância do Dexpantenol, trazendo um resultado eficiente, mas sem descamar ou irritar a pele.

Ah, e vale ressaltar que o ácido glicólico é um aliado clássico dos médicos dermatologistas, por isso o primeiro passo é procurar o profissional que vai avaliar a sua pele e indicar o tratamento perfeito para você.

Sébium Night Peel | BIODERMA

Quer receber conteúdo seguro e divertido sobre skincare?

Leave a Reply