Uncategorized

Ativos para pele sensível: Niacinamida e Enoxolona

By 02/10/2020 maio 9th, 2020 No Comments

Um papo sobre agentes calmantes, hidratação e autoconhecimento. Entenda o papel da niacinamida e da enoxolona nessa história.

Coceira, vermelhidão ou descamação – quem vê a pele sensível por fora não imagina que esses sintomas estão ligados a uma questão mais profunda. Nossa pele é feita por diferentes camadas que, juntas, regulam seus níveis de umidade. As enzimas são uma parte fundamental para estimular esse processo de equilíbrio dos fluídos – e são justamente a substância prejudicada na pele sensível.

Antes de tudo, cadastre-se no Clube Naos, são muitas vantagens para você. Sempre receba sua dose de conteúdo seguro de verdade sobre Skincare. Clique aqui.

De fora para dentro

Alguns dos fatores que provocam uma pele sensível podem fazer parte da sua rotina – como a variação de temperatura durante o dia ou a poluição das grandes cidades. Somados a esses fatores externos estão o estresse do trabalho, a variação hormonal e a barra que é manter esse equilíbrio no dia a dia. No meio disso tudo, é preciso ficar atenta aos cuidados com a pele do rosto – além de ter uma camada de epiderme muito fina, é uma das partes do nosso corpo que mais fica exposta às agressões diárias.

Por isso, é comum encontrar linhas ressecadas e finas pelo rosto, por exemplo. Esse é um dos jeitos da pele mostrar que seus canais de transporte de água, as aquaporinas, estão fracas ou prejudicadas. Para além dos marcas visuais, a pele sensível pode provocar sensações incômodas, como a coceira ou ardência.

Por onde começar?

Mas calma, nem tudo está perdido – e a ciência continua inovando para a gente se sentir à vontade na pele que habita. Com ativos que se aproximam da composição natural da própria pele, a gente já pode contar com cuidados específicos para a pele sensível. Eu ouvi um amém?

Antes de entrar nos detalhes sobre os agentes que fortalecem a pele e acalmam possíveis sintomas, é bom lembrar que a pele é o maior órgão do nosso corpo que interage com o meio ambiente, que leva a gente para todos os lugares e nos protege das intervenções do dia a dia. Então é preciso cuidar dela direitinho, sem exagerar nos produtos e procurar a orientação de um dermatologista antes, combinado?

Prazer, niacinamida

Quando o assunto é aumentar a resistência da pele, a niacinamida é um agente potente. O ativo vem do grupo das vitaminas B e age na parte mais externa da pele, chamada também de camada córnea. O que a niacinamida faz é reequilibrar as células dessa faixa de epiderme, limitando sua perda de água. Com uma camada córnea menos permeável, a pele exerce tranquilamente o papel de proteger o nosso organismo.

É como se a niacinamida formasse um filtro protetor que equilibra o fluxo de água na pele. Criando essa barreira cutânea, ela é o reforço que estimula o processo natural de hidratação do próprio corpo.

Com vocês, a enoxolona

Para somar no cuidado da pele sensível, a enoxolona chega com suas propriedades antiinflamatórias e calmantes. A origem desse ácido vem da planta de alcaçuz, famosa na medicina tradicional chinesa. A ação da enoxolona ajuda a aliviar aquelas sensações chatinhas de ardência ou queimação na pele.

Esse poderoso agente calmante regula as possíveis reações da pele em resposta às agressões externas, como os raios UVA e UVB, por exemplo. Quando os raios ultravioleta penetram na pele, eles impulsionam a síntese de histamina – que responde promovendo lesões avermelhadas na pele e a sensação de calor pelo corpo. A enoxolona bloqueia a síntese de histamina e evita suas possíveis reações.

Na prática

Hidratar e acalmar são palavras chave para quem busca um cuidado específico para a pele sensível. Conhecer cada ativo e entender como eles atuam é um grande passo para conhecer melhor o seu próprio corpo.

Fica aqui a nossa contribuição para um skincare sem dúvidas. Antes montar uma rotina de cuidados que tem tudo a ver com a sua pele, é importante falar com a sua dermatologista. Se é para ter uma pele saudável, é importante escutar quem sabe.



Quer receber conteúdo seguro e divertido sobre skincare?



Leave a Reply