Uncategorized

Antioxidantes: o que são, como agem e porque usá-los

By 02/10/2020 maio 9th, 2020 No Comments

Com o passar do tempo, a pele pode apresentar linhas de expressão ou marcas escurecidas, resultado do processo de oxidação. Já existem cuidados para você incluir na sua rotina de skincare que diminuem esses efeitos na pele.

 

O bê-a-bá sobre antioxidantes

Antes de tudo, é bom entender como funciona o efeito de oxidação da pele na prática. É super natural a troca de oxigênio entre o ambiente e o nosso corpo – o problema é quando ela fica exposta a altos níveis de oxigênio. A poluição das grandes cidades, exposição excessiva ao sol, rotina com álcool e cigarros, estresse ou má alimentação também podem provocar o efeito de oxidação. O resultado disso? Uma pele com alta concentração de radicais livres.

Já os radicais livres são moléculas instáveis que afetam algumas funções biológicas do corpo, como a manutenção do colágeno, levando ao processo de envelhecimento precoce. Uma pele enfraquecida pela oxidação apresenta rugas, marcas escuras, flacidez e outras imperfeições. Os efeitos desse processo variam de acordo com a idade, mas uma coisa é certa: já existem pesquisas e ativos antioxidantes que melhoram o bem estar da sua pele – agora é só entender como cada um deles funciona.

Antes de tudo, cadastre-se no Clube Naos, são muitas vantagens para você. Sempre receba sua dose de conteúdo seguro de verdade sobre Skincare. Clique aqui.

Vitamina C, antioxidante & iluminadora

A vitamina C é queridinha em muitas rodas de conversas sobre skincare. Uma de suas funções é estimular a produção de fibroblastos, as células que produzem a síntese de colágeno e elastina – ingredientes responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. A vitamina C ainda diminui as marcas escuras e protege contra o fotoenvelhecimento. Seus benefícios também estão diretamente ligados a antioxidação da pele. Os ativos da vitamina C evitam que os radicais livres destruam as células de colágeno, ao mesmo tempo que estimulam a produção de novas fibras. Incluir um cuidado diário de vitamina C na sua rotina promove efeitos anti-idade na sua pele.

Outro grande diferencial da vitamina C é o seu poder de corrigir a hiperpigmentação – um desequilíbrio na produção e deposição de melanina pelo corpo, resultando em marcas escuras de diferentes tamanhos e formatos. A vitamina C tem ação clareadora, que promove um tom de pele uniformizado e mais iluminado, controlando os efeitos da pigmentação excessiva.

Quanto mais pura, melhor a eficiência da vitamina C. Em um estado estável, a vitamina penetra melhor na pele e, dessa maneira, seus benefícios não se perdem durante o processo – proporcionando uma vitamina C que só atua quando em contato com o corpo. Alimentos como frutas cítricas e vegetais verde escuros são uma fonte rica de vitamina C. Seu efeito ainda pode ser potencializado quando combinado com a vitamina E.

Vitamina E, antioxidante & hidratante

A vitamina E é potente na hora de neutralizar os radicais livres, fortalecendo a barreira de proteção da pele através de sua ação altamente hidratante. Sua ação antioxidante reequilibra o funcionamento normal do organismo, proporciona um toque mais firme e menos rugas aparentes no rosto. Entre os benefícios da vitamina E, você ainda encontra um ótimo poder de cicatrização, uma eficaz ação lubrificante e o efeito calmante da pele após a exposição solar.

Alimentos como sementes, castanhas, grãos, amêndoas e nozes são uma fonte certa de vitamina E para o corpo. Na sua rotina de cuidados, é importante prestar atenção nos produtos que contém a combinação entre vitaminas E e C – encaixe esse #boost antioxidação na sua rotina diária, desde a higiene até os cuidados antes de dormir, sem sobrecarregar a pele. Uma vitamina potencializa a outra e é a sua pele quem curte de todos esses cuidados.

Cuidados no verão – e no resto do ano!

É sempre importante lembrar: a sua rotina de cuidados com a pele deve ser levada à sério em todas as estações do ano, não só no verão. Usar diariamente um protetor solar ajuda a combater as marcas causadas pelo sol, bem como o ressecamento e sensação de pele repuxada – se o protetor solar ainda apresentar ingredientes como a vitamina C e E, o cuidado antioxidante contra o fotoenvelhecimento fica completo. É essencial proteger a pele dos raios nocivos do sol e, dessa maneira, manter uma pele saudável por muito mais tempo.

Ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada ajudam – e muito! – na manutenção da pele. O cuidado antioxidante pode vir através do sérum, creme hidratante, gel de banho e protetor solar. Na hora de montar a sua rotina de skincare, é indispensável contar com o auxílio da sua dermatologista. Quem cuida da pele hoje, curte os dias de sol sem preocupação. ☀️



Quer receber conteúdo seguro e divertido sobre skincare?



Leave a Reply